Um pouco mais de cibercultura

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS
LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
DOCENTE: LUZINEIDE BORGES
DISCENTE: ÍTALO D’ARTAGNAN ALMEIDA


RESUMO
AS REDES: EVOLUÇÃO, TIPOS E PAPEL NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA (Gyance Carpes)
As redes sociais atualmente além de serem uma forma de interatividade entre as pessoas é também umas das diversas novas tecnologias que surgem para auxiliar na transmissão de informação e na comunicação.
E essa forma de comunicação que pode ser tida como elo, se fortalece cada vez mais com a troca da informação que pode ser emitida, recebida, moldada e transformada, de acordo com a necessidade de ambos os participantes dessa nova tecnologia de comunicação, além disso, essa nova tecnologia se prolifera pelas comunidades devido a sua expressividade através das manifestações de ideologias, conceitos, opiniões e questões sobre determinada área ou assunto da atualidade.
Mais do que uma ferramenta de comunicação, as redes sociais hoje são uma ferramenta de expressão pública das impunidades e descasos sociais, do humor, das campanhas, das reinvindicações, sem esquecer do gênero comercial para as pequenas e grandes empresas, através das propagandas e anúncios que ali se encontram, já que são acessadas por milhões de usuários devido a sua dinâmica flexível a cultura da desconstrução e reconstrução de saberes.
Sendo o século XXI marcado pela era da informação e das transformações que são devidamente expressadas pelas novas tecnologias advindas da internet que representa o veículo mais eficaz e dinâmico devido a sua mobilidade e a maleabilidade de informações num espaço curto de tempo através das singularidades de cada rede, blog, chats, fóruns entre outros.
E com o acesso as novas tecnologias; - principalmente às redes sociais - fontes de opiniões e protestos sociais difundidos de forma fácil; que interagem, compartilham e visualizam informações e ampliando melhor o campo social, cultural e econômico, não esquecendo também o campo político, dessa massa. Contudo, as pessoas que não possuem acesso às redes, ficam excluídos do ciberespaço não interagindo através da cibercultura.
Através dos sites, jornais on-line, revistas eletrônicas entre outros tipos de notícias é possível atualmente encontrar-se atualizado com o crescimento vertiginoso destes tipos de sites, podendo também encontrar subsídios para o lazer, como assistir a filmes, musicais, clipes, fazer downloads, e-books, jogar games, que rompem as barreiras do espaço e tempo, não necessitando de sua presença à um cinema, biblioteca, vídeo locadora entre outros.
Conclui-se então que as redes colaboram para a execução das inúmeras atividades da sociedade contemporânea, representando uma nova ordem social sendo dinâmica e flexível, tendo evoluções ao longo dos anos devido a multiplicidade de interesses e atualmente com a globalização e a economia moldada pela era da informação mudam o consumo e a produção global. E com isso, repensa-se nas competências educacionais para que um individuo seja apto para estar usufruindo dessas ferramentas do ciberespaço e inserindo-se na virtualidade informacional.

Texto produzido a partir da leitura do artigo de Gyance Carpes

Comentários