Educação e Tecnologia: uma leitura do filme - Wall-E




Olá,



Você assistiu ao filme Wall.E? O que achou? Poste as suas críticas e comentário fazendo um link com as nossas discussões e leituras.

Vamos lá?

Comentários

  1. O filme é uma excelente obra (já o assisti por duas vezes) e trata da questão de como a tecnologia pode ser tanto útil ao homem como maléfica. Retrata uma Terra devastada pelo consumismo desenfreado e irresponsável do homem, o qual se vê obrigado a migrar para o espaço em busca de outro planeta para colonizar, ante o esgotamento dos recursos naturais de seu antigo lar.
    Por mais absurdo que possa parecer, a raça humana demonstra não ter aprendido com seus erros pretéritos, e mantém, nessa nave espacial, o mesmo consumismo irresponsável e antisustentável de quando vivia no seu antigo planeta - uma crítica ácida aos padrões de consumo atuais, em especial dos países desenvolvidos.
    O filme encerra com uma mensagem otimista de superação e revisão de conceitos, mas a despeito de ser uma animação, retrata uma realidade concreta e problemática, no sentido da abordagem das praticas ambientalmente sustentáveis e a sociedade de consumo atual.
    Em resumo, demonstra que a tecnologia é uma força poderosa, a qual pode ser utilizada para o bem ou para o mal, haja vista ser moralmente neutra. São os homens que lhe emprestam valor.
    Muito Bom!!! P.S.: Destaque para o robozinho "M.O.", portador de um quase TOC - transtorno obsessivo compulsivo - é uma figura!!!(Comentário feito por Paulo Eduardo Sampaio Figueiredo - Filosofia Noturno).

    ResponderExcluir
  2. O filme Wall-E transmite uma aproveitável lição quanto à imersão do ser humano em um mundo tecnológico, onde o pensar é deixado de lado em detrimento da dependência e utilização desenfreada das técnicas.
    As notícias dos jornais que alertavam um estado de emergência global por conta das altas quantidades de lixo no planeta me chamou atenção, pois essa situação foi logo contornada por uma empresa que tinha como proposta um cruzeiro de cinco anos no espaço, onde a diversão, boa comida e cadeiras flutuantes eram garantidas. Esse cruzeiro acabou durando 700 anos, e a cultura desses humanos sofreu uma grande modificação: não havia contato físico entre as pessoas, é tanto que seus encontros românticos eram holográficos, bem como suas roupas e a prática da leitura foi perdida e substituída pela simultaneidade no atendimento de pedidos de voz. Além do mais, quando uma planta foi encontrada pelo robô Eva (missão: encontrar vegetação), com a ajuda de Wall-E (missão: compactar o lixo do planeta), essa descoberta significou que a terra foi restaurada e deveria ser recolonizada, mas o comandante da nave, no primeiro momento, não ficou satisfeito com a notícia e só depois de pesquisar como é a vida a terra, as práticas e culturas de uma sociedade que ele tomou posição e enfrentou as ordens dadas (há alguns anos atrás) aos robôs que comandavam a aeronave – que seria a de não retornar a terra. Nesse momento a criticidade do comandante veio a tona e o desejo dos humanos era retornar, e com a ajuda dos robôs eles reconstroem e habitam a terra.
    Diante disso, pensa-se que apesar da qualidade de vida que a tecnologia pode proporcionar à sociedade, deve-se pensar também no controle ambiental dos efeitos negativos que ela traz. Sem contar em outros fatores negativos que reconfiguram o espaço geográfico no que tange o social, econômico e político. Nesse sentido, quando se trata de tecnologias educacionais, o docente deve frisar que o uso da tecnologia traz novas formas de pensar e de transformar o meio, buscando com seus alunos identificar quais são os pontos positivos e negativos desse processo e quais são suas consequências em curto, médio e longo prazo na sociedade.
    (By Leila dos Anjos - Geografia)

    ResponderExcluir
  3. O Filme Wall-E me chamou bastante atenção com relação ao lado positivo e "negativo" das tecnologias. Como as pessoas dão atenção ao uso desse meio, chegando ao ponto de depender delas para praticamente tudo, onde chega um certo momento do filme onde a própria tecnologia deixam de mão.
    É importante observar a questão citada pela colega, O lixo, onde Wall-E coletava esse lixo, e a Robô Eva ficou encarregada de ir em busca de uma planta, ou seja, no meio de tanto lixo ainda era possível encontrar vida. Essa situação mostrou que a Terra precisava de ajuda, e o filme mostrou isso utilizando as tecnologias os Robôs, e envolvendo sentimentos de amizades e o ato do cuidar, e saber utilizar as tecnologias, assim vindo a somar com o meio ambiente. Utilizar as tecnologias é bom, e o mais importante é poder rever as questões dos impactos que elas podem causar no meio ambiente, isso é um bom tema a ser discutido com os alunos em sala de aula.
    (by Camila Pereira- Geografia)

    ResponderExcluir
  4. WALL-E é uma animação atípica, não por haver pouco dialogo ou por ele geralmente ser primitivo, ou pela animação envolver cenas reais, mas sim por contem uma reflexão para adultos, isso ao mesclar dois CENÁRIOS, um que até então é uma utopia: a vida espacial a custa da tecnologia; e o outro, uma triste fatalidade bem mais próxima do nosso alcance: a terra como um lixão inabitável. Assim, em vez de destacar como personagem principal Wall-E, o robô reciclador e personagem central do canário TERRA, ou EVE, a bela tecnologia que representa bem o outro cenário e faz aflorar um romance no enredo, prefiro destacar a simplória plantinha como foco e pivô tanto da ação como da reflexão; porquanto ela, como remanescente, carrega em si um símbolo de vida e esperança para a TERRA.

    POR: Márcio Sidney, Graduando em Filosofia-UESC.

    ResponderExcluir
  5. O filme Wall-E pode ser explorado em diversos aspectos, dentre os quais podem ser citados: a sustentabilidade, o consumismo e os benefícios e malefícios que as tecnologias podem trazer para a vida das pessoas. Esse último tema trouxe um enfoque maior no filme ao retratar as pessoas enclausuradas em uma nave, onde os robôs tem a função de fazer absolutamente tudo pelas mesmas, de forma que totalmente acomodadas e imóveis, acabam ganhando bastante peso e por consequência desenvolvendo uma obesidade. Me chamou atenção a cena em que mostra o comandante da nave sendo dominado pelo robô, de forma que ao descobrir que a terra se tornou insustentável, tenta retornar para ajudar na sua reconstrução, no entanto o robô não o obedece . É bastante interessante no filme, a comparação que pode ser feita entre o robô Wall-E e a robô Eva juntamente com os demais robôs mostrados na nave. Fica evidente que Wall-e é feito de materiais encontrados no lixo e com funcionalidades ultrapassadas em relação a Eva, feita a partir de materiais mais modernos e com inúmeras funcionalidades, mostrando assim, que as tecnologias são sempre aperfeiçoadas e aprimoradas com o passar do tempo. O filme finaliza instigando o lado positivo das tecnologias, ao mostrar os robôs ajudando na reconstrução da cidade que havia sido devastada pela insustentabilidade.
    Diante disso, pode-se concluir que o filme é uma ótima opção para o docente utilizar como um recurso didático em sala de aula, uma vez que o aluno será instigado a refletir a questão de como as tecnologias podem gerar benefícios e malefícios para a vida das pessoas em sociedade, revelando assim os dois lados da utilização das tecnologias no mundo atual.

    ResponderExcluir
  6. O filme Wall-E apresenta uma nova proposta de vida dos seres humanos, devido à intoxicação da Terra por produtos químicos e metais pesados, que é a vida em uma gigantesca nave espacial. Além disso, eles acreditavam no retorno para o planeta de sua origem.
    Alguns pontos são interessantes: 1 – na nave o processo de homogeneização cultural é muito forte, todos se vestiam da mesma forma (exceto o capitão), comiam e faziam as mesmas coisas; 2 – viviam em um ambiente totalmente virtual e sedentário, sem contato direto uns com os outros e nem sequer sabiam andar; 3 – a tentativa de dominação do sistema da nave sobre o capitão que mostra a inferioridade das máquinas se comparadas aos seres humanos, pois o segundo tem uma grande capacidade de improvisação e liberdade, ao contrário das máquinas; e 4 – a perda da identidade com a terra , isto é, os “habitantes” do espaço não conheciam seu planeta original, pois a herança cultural não foi repassada ou perdeu o seu valor ao longo dos 700 anos que viveram na nave.
    Como no filme estes fatos se repetem na nossa realidade, mas, em uma proporção menor. Hoje, por conta da globalização a homogeneização da cultura e o desaparecimento de outras é evidente, bem como o cyberespaço é cada vez mais presente na vida da população, também é importante ressaltar os avanços dos recursos tecnológicos que permite que o homem deixe o trabalho para as máquinas. Talvez não alcançaremos a “realidade” proposta pelo filme, mas nossas ações estão bem próximas das apresentadas pelos indivíduos espaciais.

    POr: Vinícius Magalhães – 5º semestre de Geografia

    ResponderExcluir
  7. Após superlotar a Terra de lixo, os níveis elevados de produtos tóxcos tornaram a vida na Terra insustentável, então as pessoas decidiram se mudar para uma nave, enquanto esperavam a restauração da Terra a um estado de vida sustentável. Paralelamente, as pessoas viviam de uma forma completamente tecnológica, onde até mesmo a ajuda vinha por parte de robôs, onde viviam num sedentarismo e consumismo exagerado principalmente de fest foods tornando-as pessoas obesas. O clímax deste filme parece distante, mas ao mesmo tempo, se analisarmos nosso dia-a-dia, vamos perceber que o contexto é bem contemporâneo, pois estamos substituindo as atividades manuais pelas mecânicas, trocando o contato físico com as pessoas pelo virtual, consumindo desenfreadamente com o avanço da tecnologia e apelo da mídia, produzindo cada vez mais lixo e nos aproximando da ideia do filme Wall-e.
    By Amanda Maria (Geografia- 5° Semestre UESC)

    ResponderExcluir
  8. O filme Wall-E pode ser explorado em diversos aspectos, dentre os quais podem ser citados: a sustentabilidade, o consumismo e os benefícios e malefícios que as tecnologias podem trazer para a vida das pessoas. Esse último tema trouxe um enfoque maior no filme ao retratar as pessoas enclausuradas em uma nave, onde os robôs tem a função de fazer absolutamente tudo pelas mesmas, de forma que totalmente acomodadas e imóveis, acabam ganhando bastante peso e por consequência desenvolvendo uma obesidade. Me chamou atenção a cena em que mostra o comandante da nave sendo dominado pelo robô, de forma que ao descobrir que a terra se tornou insustentável, tenta retornar para ajudar na sua reconstrução, no entanto o robô não o obedece . É bastante interessante no filme, a comparação que pode ser feita entre o robô Wall-E e a robô Eva juntamente com os demais robôs mostrados na nave. Fica evidente que Wall-e é feito de materiais encontrados no lixo e com funcionalidades ultrapassadas em relação a Eva, feita a partir de materiais mais modernos e com inúmeras funcionalidades, mostrando assim, que as tecnologias são sempre aperfeiçoadas e aprimoradas com o passar do tempo. O filme finaliza instigando o lado positivo das tecnologias, ao mostrar os robôs ajudando na reconstrução da cidade que havia sido devastada pela insustentabilidade.
    Diante disso, pode-se concluir que o filme é uma ótima opção para o docente utilizar como um recurso didático em sala de aula, uma vez que o aluno será instigado a refletir a questão de como as tecnologias podem gerar benefícios e malefícios para a vida das pessoas em sociedade, revelando assim os dois lados da utilização das tecnologias no mundo atual.
    By: Larissa Guimarães Santos (Geografia- 5º semestre)

    ResponderExcluir
  9. O filme Wall-e a princípio relata o história do planeta Terra ocupado por um único habitante, o robô de mesmo nome, que é responsável pela compactação da enorme quantidade de lixo que foi deixado pelos humanos que estão no espaço a bordo de uma nave enorme que abriga os últimos remanescente. Nesse enredo um outro robô é enviado a Terra dessa nave com a missão de encontrar “planta” como uma forma de provar que ainda era possível haver vida neste planeta cheio de lixo e obscuro. Com a ajuda de Wall-e o robô Eva consegue cumprir a sua missão e volta à nave Axion com o exemplar de uma pequena planta encontrada por Wall-e no seu trabalho de compactação do lixo, encantado e preocupado com Eva, Wall-e acaba indo para a nave Axion onde se depara com uma realidade completamente diferente do que está acostumado, uma sociedade completamente dependente da tecnologia, tudo o trabalho é feito por robôs e os humanos vivem em um “universo” completamente atípico e não se dão conta do que está ao seu lado, como as outras pessoas, os espaços e etc. Com a chegada deste exemplar de planta a nave o comandante da Axion decide que chegou a hora de voltar a Terra, mas um grupo de robôs se rebela e tenta impedir que a neve volte ao nosso planeta. Porém tudo acaba dando certo a Axion pousa na superfície do planeta e a população que estava embarcada inicia então o processo de recuperação do planeta. Nesse contexto são notórias as vantagens que as tecnologias podem nos trazer, porém é notório também os prejuízos, hoje em dia é possível observar as tecnologias ocupando cada vez mais espaço em mais variados tipos de atividade, mas não se pode permitir que as ferramentas tecnológicas façam todas as nossas atividade e deixar-nos completamente imperceptíveis do que está ao nosso lado, seu uso deve ser racional e limitado para que não venha a prejudicar até mesmo a nossa existência. Além do mais o consumimos e o capitalismo desenfreados estão cada dia mais produzindo lixos e entulhos, recursos naturais estão se esgotando e transformando o nosso planeta em um lugar cada dia mais difícil de se habitar.

    ResponderExcluir
  10. O filme traz um recorte da vida cotidiana dentro da vivência do robô Wall- E , que trabalha para compactar e organizar o entulho de lixo no planeta Terra sozinho, tendo como seu único companheiro sua barata de estimação. Em busca de companhia, e refazendo o seu arsenal histórico humano ele encontra uma robô chamada EVA, que têm por missão, encontrar forma vegetal na Terra. Os dois se envolvem numa aventura intergaláctica onde WALL-E, seguindo a sua nova amiga, encontra uma nave onde os habitantes são completamente manipulados por máquinas onde a tecnologia pode ser vista como uma ideologia manipuladora, que reproduz um modo de viver, costumes, padrões estéticos até nas crianças no berçário. Essa cegueira “social” dos humanos , não permite, que os mesmos pensem, tenham autonomia, e personalidade. Suas roupas, comidas e costumes, são escolhidas pelo sistema cibernético da estação espacial Axiom. A manipulação e o comodismo tecnológico os deixam tão inertes, com o mundo externo que eles se quer enxergam, que na nave existia uma piscina, pois na frente do rosto dele havia uma tela, onde eles se relacionavam e mantinham as suas necessidades humanas por meio do virtual. WALL-E, vem com um modo de agir diferente, próprio, não automático e estereotipado, que causa logo na sua chegada uma, desordem organizacional, do padrão estabelecido pelos robores locais, permitindo assim que WALL-E faça amizades, mesmo num ambiente diferente do que ele estava acostumado a viver . Assim esse filme que ao mesmo tempo em que alegra (gargalhei com WALL-E e sua proteção com a barata), emociona (chorei com o envolvimento sentimental entre WALL-E e EVA) nos ensina e traz várias lições que podem ser utilizadas em sala de aula e na nossa práxis pedagógica. Interessante ressaltar como um ato isolado, diferente, próprio, único, causa uma revolução que muda todo rumo da história. A tecnologia auxilia o cotidiano humano, mas nunca deve o substituir. O cuidado no que se aprende e como apreende é um dos grandes princípios nessa mediação, em até que ponto a tecnologia, o mundo virtual, a informação esta sendo de fato proveitosa. A criticidade deve estar no meio dessa relação Tecnologia X Humano. Paulo “Freire trata dessa reflexão, na “pedagogia da autonomia”.” Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.” Essa compreensão que Freire diz, coloca o indivíduo na posição de ser pensante, reflexivo, que analisa a sociedade e entende o seu papel nela. No filme os humanos vivem um consumismo desenfreado, que não é diferente da nossa realidade atual, o capitalismo causa esse consumismo cego, que não nos deixa enxergar o porquê das coisas. Faz com que aceitemos toda e qualquer realidade sem ao menos entendermos o sentido das práticas. Freire diz mais: “O exercício de pensar o tempo, de pensar a técnica, de pensar o conhecimento enquanto se conhece, de pensar o quê das coisas, o para quê, o como, o em favor de quê, de quem, o contra quê, o contra quem são exigências fundamentais de uma educação democrática à altura dos desafios do nosso tempo.” Nossos desafios atuais enquanto docentes e discentes que somos, está justamente no transpor, o que a ideologia dominante nos impõe, e transformar o que está em nossas mãos: o conhecimento, e passar esse saber de forma coerente, respeitando o indivíduo e seu empírico, a tecnologia esta aí para nos auxiliar nessa relação ensino aprendizagem. WALL-E não possuía tantas ferramentas sofisticadas como EVA, mas à ensinou uma grande lição, através da sua humanidade, respeito e carinho, ensinamentos esses que foram a peça chave para causar toda revolução... ( Naiane Moreno 5 º semestre Geografia Licenciatura).

    ResponderExcluir
  11. Será que a vida deve ser atrelada somente a comprar, consumir , e descartar? Um círculo vicioso imposto pela mídia, pela propaganda, por seu amigo, ou simplesmente porque você vê a necessidade de tomar um liquido escuro em um recipiente que cabe em sua mão, e logo em seguida e descartado ? Ou será que estamos condicionados ao mundo onde a economia é a base de nossas vidas? As respostas para essas indagações está no filme Wall-E. As pessoas não aprendem mais com a terra, com os mais velhos, hoje o conhecimento anda no bolso das pessoas, aparatos tecnológicos que torna cada individuo dono de um entorno qualquer. Vivemos num mundo em que vê no consumismo a única forma de experiência, e isso gera uma serie de problemas, que são retratados no filme. Vamos por parte: Primeiro por tornar a terra um planeta seco e árido, totalmente poluído. Segundo a fantástica maneira de sobrevivência do homem, que só utiliza quando não tem mais jeito, e isso, é notório aos vários estudos que temos conhecimento hoje, e no entanto, ainda temos o petróleo como a base da vida e sobrevivência dos mais de 7 bilhões de pessoas no mundo hoje. Se petróleo acabasse hoje, não teríamos condições de manter a vida de 1 bilhão de pessoas, talvez 2 milhões. 3º que no ano de 2700, como relatado no filme, as pessoas perdem as relações de afetividade, sensibilidade uma com as outras, em parte se deve a gravidade 0, no qual elas precisam de veículos para se mobilizar, mostrando total dependência com as máquinas, tornando-se pessoas altamente sedentárias. Quarto, duas máquinas, principalmente Wall-E, resgata essa sensibilidade perdida no espaço sideral, na nossa galáxia, ou no nosso próprio sistema solar, de que a vida, apesar dos problemas a ela imposta, a afetividade é o caminho para um mundo melhor. Quinto, infelizmente ate no espaço, o lixo e simplesmente descartado, como um material não reutilizável, poderia falar de sustentabilidade, que seria o uso sábio dos recursos naturais, mas essa visão futurista do nosso destino, está completamente descartada.
    Na natureza o lixo de um sistema alimenta o outro. Na nossa galáxia e no espaço sideral, as estrelas velhas morrem e se decompõe, a matéria é aproveitada para a criação de novas estrelas. Enquanto as pessoas não perceberem isso, o nosso fim talvez seja esse relado no filme ou pior, pois será que temos tecnologia a tempo para uma colonização extraterreste? Enquanto isso, espécies vão sendo extintas, os oceanos poluídos, os solos degradados, e quando os ecosistemas começarem a desmoronar, veremos de fato o fim, para espécie humana, não para o planeta, pois a terra tem todo o tempo do mundo, e nós não.
    Fabio Ferraz Mascarenhas

    ResponderExcluir
  12. O filme revela um planeta habitado somente, por um robô (WALL E) e uma barata os quais moravam no lixão. O WALL E utilizava esse espaço para reciclar o lixo existente nesse ambiente bastante poluído, transformando em quadrados e construindo assim prédios de lixo. Esse fato chama atenção para cuidarmos dos resíduos que produzimos sem perspectiva de depositá-lo em um ambiente adequado diante desse contexto, devemos criar políticas relacionadas o sistema de reciclagem e preservação do ambiente. O robô estava programado para limpar o planeta Terra do lixo produzido por muitos anos de consumo irracional.
    O filme esclarece a importância da tecnologia para o desenvolvimento das atividades humanas, no entanto, mostra a irresponsabilidade do homem o qual degrada o planeta devido o consumismo descontrolado, tornando insustentável a nossa forma de vida. Um fato interessante durante o filme foi quando no meio de tanto lixo o robô encontrou algo que chamou a sua atenção e resolveu abrir era uma geladeira velha, onde o mesmo descobriu uma pequena muda de uma planta. Esse episódio representou a esperança da restauração da vida no planeta diante de tanta poluição.
    (Roberto Oliveira Geografia)

    ResponderExcluir
  13. O filme fala de um robô que tinha o nome de Wall-e e morava em um lixão.
    O filme retrata a Terra completamente devastada pela ação irresponsável do ser humano.
    Assim Wall-e e sua barata de estimação são os únicos habitantes do planeta cinzento.
    Tem uma linguagem simples e de facil compreensão, buscando conscientizar jovens, crianças e adultos
    de coisas evidentes que acontecem com a ação do ser humano como sustentabilidade e problemas ambientais.
    By: Camila neves de Souza

    ResponderExcluir
  14. O filme trás uma interessante abordagem sobre o mundo atual e os maléficos usos feito pelo o homem tecnológico, ao chegar o ponto do próprio homem sentir a necessidade de se desligar desse mundo e viver no espaço, o robô Wall-e ele coletava os lixos que o homem superlotou a terra, a intolerância e a falta de consciência do homem também acaba sendo analisada de forma no filme. Interessante também é a relação de Wall-e e Eva, robô criada a vim a terra encontrar algum indicio de vida, e é através de uma simples planta que mostra que apesar de todo o lixo era possível haver vida na terra, uma grande lição para uma humanidade desenfreado no consumismo sem se importar com o meio. Ótimo filme para transmitir uma renovo que é urgente na sociedade e também para trabalhar com a turma e desenvolver a percepção de mudanças principalmente nos adolescentes.

    ResponderExcluir
  15. O filme trata da questão ambiental e mostra como possivelmente a Terra pode ficar se não cuidarmos dela. É interessante notar o quanto a tecnologia é usada em exagero no filme. As pessoas não se comunicam pessoalmente, mas por meio de videoconferencia! Elas não andam, são obesas, não se tocam. E hj o que vemos é realmente isso. A tecnologia aproximou o homem do mundo, mas o pôs em seu mundo particular, sem contato direto com os outros. E a tendência é realmente essa: o isolamento. Pois é melhor ficar conversando virtualmente com muitos amigos virtuais que sair e tomar um sorvete, ou ir na casa de fulano e papear um pouco. É essa tecnologia que não qro para as próximas gerações, pois tudo deve ser usado na medida certa.

    ResponderExcluir
  16. Reinaldo Jesus

    A obra é excelente,propicia a ser levada para uma discursão mais aberta em varias vertentes,mais a que me chamou para uma analise diferenciada foi sobre a questão do consumismo. Apesar da modificação que a facilidade como a qual a tecnologia pode propocionar ao individuo,logo também edifica as suas causas negativas no espaço urbano principalmente,modificando o habitar desta mesma sociedade que se acham beneficiadas, com o avanço tecnologicos. Eu afirmo aqui que e um filme que deveria concorrer a um oscar no sentido em fazer com que a humanidade reflita oque produzimos com o que temos.

    ResponderExcluir
  17. Muito legal o filme! Traz uma concepção de desvalorização do espaço assim como, um esgotamento de recursos naturais pela influencia de um consumo desenfreado imposto por um sistema capitalista ligado ao avanço tecnológico e o fenômeno da mundialização. Mostra a supervalorização que a humanidade da a tecnologia ao ponto de abdicar do seu território para viver num mundo de ilusões onde a afetividade e trocada pelo comodismo.
    O filme deixa uma mensagem bem importante para a humanidade, que leva a refletir como estamos utilizando a tecnologia e como deve ser empregada que na minha concepção deve ser de interação entre o homem e o meio.

    ResponderExcluir
  18. O filme retrata um futuro não tão distante do que seria o mundo após muitos anos de consumismo em grande escala, o planeta fica inabitável, uma vez que o ar torna-se toxico. Desse modo, os habitantes da terra são obrigados a morar numa espécie de espaçonave com a esperança de um dia voltar a morar em seu planeta de origem. No entanto, por mais que a terra não esteja em condições habitáveis, ainda assim existem dois moradores, um robô e uma barata. O robô com nome WALL-E tem o papel de limpar todo o lixo deixado pelos seres humanos e a barata tem o papel de fazer companhia para WALL-E. No que diz respeito ao estado do planeta, a uma relação com o modo de civilização que se tornou os indivíduos, repleto de tecnologia, estes acabaram acostumando-se com o conforto e tornaram-se desleixados, descartavam lixos tóxicos com durabilidade praticamente infinita que intoxicava o ar cada vez mais. É visível quando são apresentadas as pessoas que habitam a nave, sujeitos acima do peso devido a facilidade, conforto e o modo fácil de sobreviver, os homens tornaram-se pessoas preguiçosas não se preocupando com mais nada, pois as maquinas criadas por eles facilitavam todo o trabalho, até mesmo andar estes mesmo não faziam mais. O filme nos faz refletir como o mundo pode vir a ser, se nos acostumarmos com a tecnologia ou talvez se a utilizarmos erroneamente podemos tornar o que chamamos de planeta em um enorme balde de lixo inabitável para nós.

    ResponderExcluir
  19. O filme retrata o que seria um mundo pós-consumismo em massa, revelando o que pode vir a ser um planeta repleto de lixo com durabilidade ínfima de tempo para se decompor. Com um ar toxico não existe vida na terra, há apenas um robô programado para limpar a sujeira deixada pelos humanos. É possível perceber que os humanos tornam-se sedentários devido a forma em que vivem, acostumados a não fazer mais nada, sendo servidos pelas maquinas que estes mesmo criaram. No entanto, é visível que de certo modo as maquinas fazem um belo auxilio aos humanos concedendo conforto e mais praticidade nas tarefas, mas acabam deixando as pessoas despreocupadas até mesmo para cuidar do corpo, com isto os homens ficam acima do peso e incapacitadas de estabelecer alguns movimentos, tal como o movimento das pernas, fazendo com que estes aprendam a andar novamente. Sendo assim, o filme revela um possível mundo inóspito se utilizarmos de forma incorreta as novas tecnologias que criamos.

    ResponderExcluir
  20. Análise a respeito do Filme "WALL-E".

    Wall-e é uma máquina de reciclar lixo metálico, a Terra estava desabitada e acumulada de lixo e Wall-e era a única máquina que permaneceu ativada e mesmo sozinho continuava com a tarefa pela qual ele foi criado. A luz solar era sua fonte de energia e tinha como companhia uma barata. Ao conhecer uma robô altamente tecnológica que viera de uma plataforma espacial, com o intuito de scanear toda extensão da terra em busca de vida vegetal ou animal, se havia condição de ser reabitada. Ao vê-la, Wall-e se encanta e a salva de uma tempestade de areia, seu nome era Eva. Ela conseguiu em sua busca, uma única amostra vegetal em meio aos escombros metálicos, uma pequena planta que ela recolhera como prova de existência de vida na Terra e assim sua missão é findada e paralisa-se aguardando a vinda da nave que a trouxe. Com a chegada da nave Wall-e se prende a ela e viaja no espaço rumo a uma plataforma... uma espécie de nave mãe denominada "AXIOM", com uma tecnologia de ponta em que as máquinas e robôs estavam a serviço da humanidade, que por sua vez, talvez por falta de exercícios tornara-se obesa. Gerações tecnológicas essas, que já existiam a 770 anos nessa nova condição de vida, segundo o filme.
    Eva retorna com o resultado esperado pelo Capitão que dá as diretrizes na nave mãe, ela tenta expor o que saneara na terra quando é impedida por um alto escalão de robôs que estavam programados a se rebelarem, caso tivessem alguma prova de existência de vida na Terra, e assim eles assumem o comando da nave mãe, que através do piloto automático impede a possibilidade de retornar à Terra.
    Eva, Wall-e e o capitão conseguem sensibilizar os humanos, mostrando lhes que a Terra é um lugar possível de se viver e juntamente com alguns robôs tomam de volta o comando da nave e de imediato retornam à Terra mais de VII séculos depois.
    Conclusão, as máquinas não foram criadas para dominar ou tomar o lugar dos humanos na Terra, elas foram produzidas para facilitar o dia a dia e os auxiliar nas tarefas difíceis, encurtando espaço e tempo, e com isso condicionar a possível existência póstuma do planeta, da biodiversidade e inclusive a humana.
    É possível usar da tecnologia na educação e na conscientização coletiva com fins voltados para a restauração e preservação do nosso planeta e de todo ecossistema. É possível, sim!

    ResponderExcluir
  21. O filme nos transporta para uma realidade não tão distante da atualidade. Com o avanço tecnológico a humanidade está a beira do precipício, projetamos-nos rumo ao sedentarismo pelo conforto oferecido pela tecnologia, seja a tv que antes não tinha controle remoto à atualidade que temos tv por comando de voz e reconhecimento facial, do carro que ler seus sms quando se esta dirigindo ao telescópio Hubble com suas lentes apontadas para os lugares mais remotos do universo. A tecnologia é uma ferramenta imprescindível para humanidade, com efeito, a que preço? Dentre muitos problemas apresentado no filme a tecnologia antes vista como algo fundamental, torna-se a ruina dos humanos, essa que antes era uma ferramenta agora é um problema que tornou o planeta inabitável, ou seja, a tecnologia utilizada de forma desenfreada e desorganizada, sem mensurar as consequência, causou a mutilação do planeta em sua totalidade.
    Portanto, o filme apresenta um panorama do que seria uma tecnologia sem a reflexão da necessidade da mesma, estamos disposto a destruir nossa nave natural chamada terra pelo conforto e comodidade fúteis ou é necessário uma ótica mais apurada da tecnologia para que esta venha ser uma ferramenta sustentável e ao mesmo tempo nos traga conforto, além de possibilitar o conhecimento em todas as áreas do saber. Dessa forma, a tecnológia é o trampolim da humanidade para evolução do conhecimento e de si mesmo.

    ResponderExcluir
  22. Começo a minha análise do filme WALL-E a partir do comentário de José Wilker no programa ENCONTRO com FÁTIMA BERNARDES: “Tudo o que o mundo criou para nos comunicar serve na verdade para nos distanciar”. E diz ainda referindo-se à invenção do telefone: “Com a criação as pessoas se distanciaram da família,quando sentia falta, ao invés de visitar, ligavam, ouviam a voz. Hoje nem a voz, comunicam-se por mensagem”.
    Esse comentário de José Wilker fica muito evidente no filme WALL-E. As pessoas, conforme as tecnologias vão se aprimorando, elas vão deixando de relacionar-se entre si e com o meio. Deixam de viver as emoções com coisas reais e mergulham num mundo virtual ao ponto de não perceber ao seu lado uma pessoa que está ali a anos.O pior de tudo é pensar que a realidade do filme talvez não esteja tão distante:todos os dias vemos nos meios de comunicação o alerta acerca do consumismo desenfreado e da produção de lixo, que sem ter mais onde armazenar são “escondidos” no fundo dos mares e no espaço sideral, além, é claro,dos lixões e esgotos sem tratamento, que contaminam os solos, os rios e os lençóis freáticos. Parece mesmo que estamos tentando transformar a Terra naquele planeta do filme. Talvez seja por isso que os cientistas incentivados pelos países mais poluentes do mundo estão sempre em busca de planetas com as mesmas características da Terra.
    Outras questões me chamaram atenção também no filme, como por exemplo, o robô comportar-se como um humano -“acordar”, arrumar a maleta, ir a trabalho, voltar no final do dia, ver TV, relacionar-se com um amigo-a barata, aprender coisas novas, e ser capaz de sair da rotina – enquanto que os humanos viviam no automático, se comportando como uma máquina, comandados apenas.
    O filme WALL-E nos deixa uma grande reflexão, um grito que diz: ACORDA! Não é necessário que o nosso planeta chegue ao nível de desgaste apresentado no filme para que entendamos que a tecnologia pode e deve ser usada com responsabilidade a favor do nosso planeta.

    ResponderExcluir
  23. O filme Wall-E trata de questões bastante problemáticas de forma leve e descontraída, desenvolvimento sustentável, consumismo e a ameaça que cerca o bem estar humano, a destruição do planeta. No filme o homem passa a tomar consciência de sua capacidade destrutiva quando não há mais como reverter a situação, tornam-se alienados e totalmente dependentes da tecnologia, na tentativa de sobreviver migram para o espaço, satiricamente o roteirista do filme apresenta uma solução, a saber limpar a terra com a ajuda do pequeno Wall-e. Hoje já são direcionadas algumas pesquisas e ações para promover o desenvolvimento sustentável, mas ainda sim os efeitos nocivos do desenvolvimento estão em disparidade com a sustentabilidade. A principal mensagem que o filme tenta passar somos nós, enquanto seres racionais e inteligentes somos os responsáveis pela nossa própria destruição, estamos trilhando um caminho sem direito a retorno, mas como o tecnologia já está inserida em nosso dia a dia abdicar dela é praticamente impossível. Sincera e honestamente o filme leva a refletir de que forma estou contribuindo para a destruição ou preservação da terra, único habitat do homem.

    ResponderExcluir
  24. O filme discute sobre um robô que se chamava WALL-E, que morava necessariamente em um lixão, figura do planeta Terra completamente devastado pela irresponsabilidade humana-, tudo o que ele achava atraente levava para sua casa e com a confiança que iria convir para determinada. Codificava os lixos e transformava-os em uns enquadrados e com isso construía edifícios e edificações de lixo. Em um exato dia, no meio de tanto lixo achou algo enxerido e decidiu abrir a geladeira antiga. Achou uma muda nanica de uma planta que ele também guarda. O filme tem uma dicção simples e de fácil abrangência, buscando a consciência de crianças, jovens e adultos do valor de preservarmos o planeta e seus ecossistemas naturais.

    ResponderExcluir
  25. O filme que tem como protagonista o robô WALL-E, trata de uma problemática bastante atual, as conseqências do uso indevido e exagerado das tecnologias, como exemplo o descaso com o planeta em que vivemos, até quando mais, ele poderá resistir as agressões causadas pelo nosso descaso com o lixo e a poluição causadas por essa nova revolução tecnólogica.
    Logo no inicio do filme é possivel perceber essas consequências, o robô Wall- e , que foi criado pelos humanos com o objetivo de limpar o planeta,torna-ló novamente habitável, cria diariamente edifícios de lixo acumulados, tendo como companhia apenas uma barata, único ser vivo até então encontrado no planeta,tendo como hobbie guardar pequenos objetos,que lembram o tempo em que os humanos ainda tinham condições de habitar a terra , em especial um video, onde é possivel notar como eram suas relações interpessoais,despertando no robô o desejo em especial pelo sentimento amor.
    Na continuação do filme,a Terra recebe a visita de um novo robô chamado Eva, esse muito mais desenvolvido e moderno, desenvolvido também pelos humanos, só que agora em seu novo habitat,uma nave que se localiza no espaço, com a finalidade de encontrar na terra algum ser vivo capaz de realizar o processo de fotossíntese,para que o planeta torne-se novamente habitável para o homem. Wall-le se paixona por Eva,e após ela realizar sua tarefa na Terra de encontrar uma planta, retorna com ela para a nave onde os humanos vivem,lá através de suas experiências é possivel que telespectador reflita sobre como poderia ser nossa vida fora do nosso planeta: alienados, preguiçosos e obesos, totalmente dependentes dos meios tecnológicos,com as relações interpessoas praticamente inexistentes,as experiências físicas totalmente substituídas por atividades comodistas.
    Na parte final do filme os robôs WALL- E e EVA, ajudam os humanos a se libertarem da prisão tecnológica em que viviam, e retornam para habitar o planeta Terra, tendo como ponto de partida o reflorestamento,uma nova forma de educar é implantada, direcionada para a importância do meio ambiente.

    O filme nos faz um alerta sobre o uso inconsequente da tecnologia, mostrando não apenas os danos que causamos ao planeta, mas também a nós mesmos, nossa saúde , o modo de nos realcionarmos com outras pessoas e com mundo, não podemos abrir mão de ter uma vida, para sobreviver apenas na ditadura do comodismo.

    ResponderExcluir
  26. Wall-E retrata um futuro não tão distante do que vivemos atualmente. Questões como consumismo, ação do homem sobre a natureza, alienação dentre outros, são os pontos principais dessa animação. A mensagem principal que o filme transmite é exatamente sobre as consequências da falta de conscientização do homem ao nosso planeta. O uso desordenado das fontes naturais, a má conservação e o uso abusivo das mesmas levaram a extinção da vida. No entanto, Wall-E nos mostra que a partir de uma atitude sustentável, podemos tentar minimizar os impactos que o sistema capitalista provoca sobre o planeta.

    ResponderExcluir
  27. Se pode perceber que o filme quer nos mostrar as vantagens e as desvantagens da tecnologia,fica claro que a tecnologia nos possibilita diversos avanços e que muitas coisas são facilitadas. Em WALL-E essa facilidade é evidente um mundo( a espaçonave) feito para que todas as coisas se tornem acessíveis. Entretanto o sedentarismo predomina em um mundo onde todas as coisas acontecem ao apertar botões ou acionar algum mecanismo através da voz. E quase nunca existe um contato físico entre as pessoas, que preferem está a frente de uma web cam ou num bate papo em um mundo virtual, todos sem o mais precioso da vida, a afeição.Este filme é uma critica a o uso da tecnologia desmedida, e um alerta, será que usamos os sistemas tecnológicos ou é este sistema que nos usa, nos escraviza, ao ponto de esquecermos as vezes de uma conversa pessoalmente e de observarmos que o ser humano também é sensibilidade.

    ResponderExcluir
  28. O filme Wall-E retrata um futuro não tão distante. Nos faz refletir sobre a situação atual do planeta e as consequências das ações humanas: poluição, comodismo, obesidade, entre outras. Demonstra como o uso abusivo da tecnologia pode trazer consequências negativas para a humanidade. Através do filme percebemos a importância da reciclagem e da preservação do meio ambiente. Assim o mesmo pode ser utilizado de forma didática com o objetivo de fazer com que o aluno reflita tanto a importância da preservação do meio ambiente quanto os benefícios e malefícios do uso da tecnologia.

    Vania Caroline Santos Reis - Pedagogia - 4º semestre

    ResponderExcluir
  29. O filme Waal-e traz cenas impressionantes em um ambiente que nada se parece com o planeta terra. Porém, trata-se da Terra, completamente devastada pelo consumo exacerbado do homem. Este consumo inconsequente e desenfreado torna a vida neste planeta impossível, por isso, os próprios devastadores são obrigados a migrarem para o espaço, tendo que viver em uma nave confortável e equipada tecnologicamente. Interessante é que mesmo no espaço, o consumo, principal causa da devastação do planeta continua de forma desenfreada. O filme utiliza recursos tecnologicos para conscientizar o homem para os problemas causados ao meio ambiente pela alta produção de lixos. Porém, aponta para uma possível solução, reflorestamento de um planeta completamente devastado, e com apenas uma plantinha o homem salva a Terra e sua própria vida. Este filme foi uma verdadeira aula de meio ambiente e sustentabilidade, provou que a tcnologia aliada a educação promove o conhecimento.

    Aluna do curso de Pedagogia, quarto semestre, matutino.

    ResponderExcluir
  30. O filme de animação WALL-E, nos trás a conscientização sobre o ato de preservar o planeta. Neste filme é possível trabalhar questões como consumismo exacerbado, sedentarismo, questão ambiental, entre outras.Além disso, nota-se no filme os pontos positivos e negativos da tecnologia. As pessoas que moram na nave se comunicam através da tecnologia, tudo é possível no mundo virtual.Através de comando de voz é possível realizar todas as necessidades físicas e intelectuais. Assim, os moradores da nave se comunicam, trocam informações e interagem no mundo virtual sem ao menos perceber um ao outro. Enfim, há um controle da tecnologia na vida das pessoas da nave. Não podemos esquecer que a tecnologia é essencial, mas não pode ser substituída por um calor humano, por momentos de lazer e conversas com o próximo, etc. É importante conscientizar os alunos para que os mesmos saibam utilizar as novas tecnologias sabiamente,sem desprezar os princípios e valores importantes para conviver com as pessoas.

    ResponderExcluir
  31. O filme conta a história de um robô chamado Wall-e, o único existente de seus companheiros, que foram criados pra limpar toda a sujeira que se encontra no planeta Terra. Enquanto os humanos navegam no espaço na estação espacial Axiom, todos em absoluto sedentarismo. Inicialmente o plano era de cinco anos, mas acabaram passando setecentos anos no espaço. Para investigar se a terra já estava em boas condições de habitação é enviada a terra um robô, a Eva que é examinadora de vegetação. Esse filme nos permite visualizar o futuro do nosso planeta se continuar tratando-o do mesmo jeito. Será um planeta completamente destruído e cheio de problemas. O mesmo pode ser utilizado como material didático, pois é muito rico em conteúdo ambiental e tecnológico.
    Adriana Teles - Pedagogia (4º semestre)

    ResponderExcluir
  32. O filme conta a história de dois robôs Waal-e e Eva, e apresenta a situação do acumulo de lixo e o sumiço literalmente da vida humana do planeta terra. Fazendo uma comparação com o nosso modo de vida atual, a má utilização das tecnologias, a forma inadequada de descarte, poluição dos rios e tantas outras atitudes irresponsáveis, nos faz refletir que o episodio do filme pode acontecer com a realidade. Portanto este filme pode ser utilizado como atividade ludica para conscientização não só das crianças como de adultos, alertando sobre a importancia da preservação da natureza assim como a utilização consciente dos aparelhos tecnologicos e forma de como estes devem ser descartados corretamente.
    Girlane Santos

    ResponderExcluir
  33. Wall-E retrata a historia de um robô que foi criado para acabar com toda a sujeita do planeta Terra enquanto os seres humanos estavam navegando pelo espaço em um completo sedentarismo. Porém isso ocorre muito por conta das atitudes humanas, quando os mesmos poluíram e sujaram toda a superfície terrestre. Após um longo período onde os humanos ficaram no espaço (vale salientar que eles ficaram mais que o esperado) foi enviado outro robô para analisar as condições de uma provável habitação no “novo” planeta. Podemos utilizar esse filme para mostrar como o uso indevido das tecnologias, uma vez que qualquer material que eu utilizo pode ser considerado tecnologia, pode causar danos profundos ao planeta, além de interferir significativamente na vida das pessoas.

    ResponderExcluir
  34. "O filme trata de forma simples, através de um desenho animado, como os meios tecnológicos que eram importantes em um determinado momento no planeta Terra, foram descartados. Mostra o lado do desperdício causado pelos humanos, a quantidade de meios que foram abandonados. E o lado que os humanos vivem, que gastam cada vez mais com bobagens. Mostra a dependência que o homem está tendo cada dia mais em relação a máquina, as novas tecnologias, e a capacidade de descartar assim que aparece uma nova. " Ítala Brito - Pedagogia - 4º semestre.

    ResponderExcluir
  35. O filme Wall-e é um longa muito importante e educativo, é uma representação do domínio da tecnologia sobre a humanidade. É visível essa afirmação diante da devastação da terra. As pessoas se preocupavam tanto nas relações virtuais, a procura de comodidade que esqueceu completamente do próprio bem estar da vida natural que tinha na terra. Há pontos negativos e positivos no filme, como a evolução da tecnologia, onde o homem se preocupa apenas nas facilidades e comodidade que a tecnologia pode nos proporcionar. Seus benefícios tem dando muita praticidade para a sociedade, em relação a fazer pesquisas, trocar informações, enviar e-mail e o poder de se comunicar com outras pessoas até mesmo de outro país sem sair de casa, e receber a informações em tempo real. Os pontos negativos está por trás dos pontos positivos, sobre o conteúdo ilimitado e extenso que existe principalmente na internet e esse vício limita o indivíduo distanciando-se do real. No filme é visível a exibição da falta de preservação da natureza, onde o homem se preocupou apenas na sua comodidade que não se deu conta que a natureza não mais existia e com o uso da tecnologia viu a possibilidade de restaurar o planeta para retomar a vida na Terra. Isso que o robô Wall-e quer nos mostrar a importância que temos dar à tudo que está ao nosso redor e que tem vida, e preservá-la, como também é preciso está inserido na rede, nesse mundo transformador e evolutivo.

    ResponderExcluir
  36. “Apesar do filme Wall-e ser de animação e focalizar muito bem um amor inocente entre dois robôs, quando fazemos um comparativo com as discussões em sala de a que rumo a tecnologia irá levar o ser humano, podemos perceber o quanto foi desastroso o uso de tecnologias no planeta terra ao ponto de não existir mais vida. Com o uso excessivo das tecnologias o indivíduo acaba esquecendo de coisa simples como água, terra, plantas, coisas que sem elas não existiríamos, mas por se acreditar que a tecnologia se avançará de tal forma, talvez pensem que não será necessário mais a presença dessas simples coisas por a tecnologia poder substituí-la na visão de alguns. O filme me faz ter essa visão, de que por o ser humano acreditar tanto na tecnologia, se esqueceu da preservação e manutenção das coisas simples como a própria terra, ao ponto de nela não existir mais vida e precisarem ir para o espaço esperando milhares de anos para que a terra se regenerasse. No espaço por usarem das tecnologias, o humano fica preguiçoso, tem tudo na mão, não tem preocupação para conseguir nada. Até que uma situação problema aparece e nenhum na nave tem condições físicas para tentar ajudar pois o corpo de todos mudaram. Essa parte do filme é muito interessante onde podemos ver que o humano só usou a tecnologia ao seu favor na questão de conforto mas não se preocupou com a sua saúde da mesma maneira que não se preocupou com a terra.” Ass: Dayane Renolphi

    ResponderExcluir
  37. Excelente filme,
    Gostei muito da maneira como um tema tão importante foi abordado de forma acessível e compreensível a todos os públicos. Serve como ótimo material didático para trabalhar com as crianças em sala, para mostrar que o consumo inconsciente e a produção de lixo desenfreada sem o amparo da reciclagem e de programas governamentais pode levar o planeta a perdas catastróficas, comprometendo o meio ambiente e a vida saudável de pessoas na terra.

    ResponderExcluir
  38. O filme WALL-E além de nos levar a refletir sobre a preservação do planeta, também nos mostra experiencias com as novas tecnologias que possibilitava a interação entre os tripulantes em tempo real, ao mudar a cor da roupa por recursos tecnologicos, a rapida busca por informações apenas com o comando de voz, são algumas caracteristicas dessas novas tecnologias. Mas o filme também relata as desvantagens do uso dessas tecnologias, como a falta de contato olho no olho dos tipulantes, o sedentarismo, já que os tripulantes não precisavam mover um musculo para fazer exatamente nada. Outro fato a ser observado é que em determinado momento a tecnologia acaba dominando o homem, quando a nave decide por se só que deve voltar a terra.

    ResponderExcluir
  39. O filme é interessante, pois retrata a realidade da produção exagerada de lixo tanto orgânico quanto tecnológico. Mostra a história de um robô que é posto na Terra para limpar e compactar o lixo, enquanto os seres humanos passam a viver em outro planeta, onde lá eles passam a sentir na pele as consequências dos seus atos de poluição. Uma vez que, lá nesse planeta só pode andar de carro e os músculos deles começam a atrofiar por falta de atividade física. Nos faz refletir que, embora a tecnologia e o desenvolvimento tenham seu lado positivo, há também o lado negativo, que é a questão da acomodação, tudo muito simples de se resolver, acaba causando uma preguiça de correr atrás, de ler além do computador, de escrever sem necessitar de um teclado, de escrever cartas ao invés de enviar e mails. Concluímos que devemos refletir no uso das tecnologias sim, afinal são importantes, mas, devemos ter em mente o uso dessas tecnologias com consciência, pois a máquina foi criada e está a serviço do homem e não o homem a serviço da máquina.

    ResponderExcluir
  40. Podemos associar o filme com a situação na qual nos encontramos atualmente, o conteúdo desse filme, de fato é um tema bastante interessante, um tema que está presente em todas as esferas da sociedade, e vivenciado por toda população, o que é possível relacioná-lo com a realidade dos alunos (numa visão pedagógica), sugerindo-o como tema gerador para diversas atividades.
    Certamente as tecnologias são aliadas dos humanos, auxiliam e traz dinâmica e praticidade para o cotidiano, mas se algo é feito excessivamente não é bom, como com qualquer outra coisa, com a tecnologia não é diferente. O comodismo, a negligência e a falta de conscientização produzem tais problemas abordados no filme, o que faz-nos criticar as grandes empresas, pessoas com alto poder aquisitivo que se volta em sua maioria para o avanço tecnológico e o lucro que poderão obter através dele, sem ao menos perceber que através desse avanço também pode ocorrer destruição do meio ambiente que é necessário para que possam alcançar seus próprios interesses. Mas devemos pensar no que cada um de nós fazemos para a não devastação do mundo.
    Por fim, acredito que nós não queremos o sumiço dos seres humanos, nem a destruição da terra, desse modo, devemos analisar os cuidados que estamos tendo para com o planeta e se estamos fazendo o devido uso das tecnologias.
    Mércia S. S. Reis – 4º semestre do curso de pedagogia/UESC.

    ResponderExcluir
  41. O filme é extremamente criativo e cativante, ao mesmo tempo em que mostra o romantismo entre os dois referidos robôs, fornece diversos pontos relativos à questão do lixo que podem ser discutidos, mas vai mais além ao mostrar outras facetas do consumismo e facilidades da vida moderna, tais como a alienação, comodismo, preguiça e problemas de saúde. Com certeza é um material muito rico para diversas atividades relacionadas ao ambiente escolar, que podem ser conduzidas pelos mais diferentes educadores, que devem sempre tentar alertar quanto à responsabilidade de cada um, e quanto ao que pode ser feito, buscando ações concretas e coerentes.
    Letícia Barbosa - 4º semestre, pedagogia/UESC

    ResponderExcluir
  42. Este filme mostra a realidade da acomodação das pessoas em meio às tecnologias,e nos chama a atenção para os cuidados que devemos ter com o futuro do planeta Terra.Um ótimo tema para que nós futuros educadores trabalhem co nossos alunos em sala de aula.

    ResponderExcluir

Postar um comentário