A Rede Social



C
Após várias discussões do uso das redes sociais na educação que aprendizagens tiramos desse filme?
Vamos lá!

Comentários

  1. Comentário acerca do filme a rede social

    Mesmo com dificuldades de relacionamento pessoal, um estudante pode obter conhecimento. A introspecção do fundador do facebook, mostra que ele detinha uma inteligência e raciocínio rápido.
    Isso prova que mesmo com dificuldades com relacionamentos, um estudante pode se desenvolver com o uso das tecnologias na educação.

    ResponderExcluir
  2. A questão está posta de frente ao mundo atual em que vivemos. É inevitável que uma boa ideia, no ambiente estritamente técnico, possa desencadear novas perspectivas de relacionamentos. Nesse ponto sou a favor de duas coisas: 1 - Da interação social, da disponibilidade de conteúdos pela net, da formalização de conteúdos voltados para a educação disponíveis na rede. 2 - Mas sou a favor também que as relações humanas nunca possam ser trocadas pelo computador. Ele seria uma ferramenta importante, não devemos perder o contato com o olhar do outro. No filme o rapaz teve uma ideia brilhante fruto de um relacionamento instável e se lançou no mercado sem maiores pretensões e deu certo. Não significa que todos que passem pela mesma situação aconteçam o mesmo. Houve fatos que acontecem no cotidiano de mutas pessoas, porém as relações concretizadas pela internet serão sempre pela internet. Não existe um avatar agora nesse momento que descreva o que estou pensando ou sentindo. Mas existem conteúdos extremamente interessantes disponíveis agora na rede. Contradições de um mundo complexo e inevitável e que não negaremos a possibilidade de interação e também de ganhar dinheiro. Quem sabe agora eu faça um site de relacionamento muito bom? As possibilidades estão abertas, mas não devemos perder o norte de quem somos, para isso não há tradução.
    Marco Antonio - Edu e Tec - Filosofia.

    ResponderExcluir
  3. Além do fato do garoto ter um otimo desempenho virtual, mas com dificuldades para se relacionar; é interessante lembrar que devemos ter cuidado com o que postamos na internet, pois como vimos no filme, em segundos podemos tanto prestigiar como destruir com a imagem de uma pessoa. Neste caso,seria melhor se usássemos nosso tempo para criar alguma coisa na internet, seja um site de relacionamento ( para quem tem habilidades - o que não é o meu caso), seja um video, uma musica analisando, criticando alguma situaçao que esteja preocupando as pessoas, enfim, atribuir atividades positivas na internet independente se será remunerada, uma vez que como Marquinhos colocou, não significa que todos terão o mesmo sucesso financeiro. Priscila Falcão- Edu e Tec- Filosofia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cibercultura promove produção, criação e trocas e instaura uma estrutura midiática ímpar na história da humanidade, na qual, pela primeira vez, qualquer indivíduo pode produzir e publicar informação em tempo real, sob diversos formatos e modulações, adicionar e colaborar em rede com outros, reconfigurando a indústria cultural.
      O filme ajuda a entender o fenômeno social que se propagou depois do surgimento desses meios de comunicação, que mudaram permanentemente as formas de relacionamento entre as pessoas.

      Excluir
    2. A cibercultura promove produção, criação e trocas e instaura uma estrutura midiática ímpar na história da humanidade, na qual, pela primeira vez, qualquer indivíduo pode produzir e publicar informação em tempo real, sob diversos formatos e modulações, adicionar e colaborar em rede com outros, reconfigurando a indústria cultural.
      O filme ajuda a entender o fenômeno social que se propagou depois do surgimento desses meios de comunicação, que mudaram permanentemente as formas de relacionamento entre as pessoas.
      Suilan Rodrigues

      Excluir
  4. O filme nos mostra a importância e os problemas das redes sociais, assim como ela tem o poder de aproximar pessoas que estão a KM de distâcia, ela também pode trazer o distanciamento a quem está próximo. Assim, o problema consiste quando queremos fugir do mundo real e cairmos no mundo virtual, achando que o mundo virtual é linda, perfeita e cheia de emoções, devemos entrar no mundo virtual de forma consciente e perceber quando o mundo virtual está lhe interessando mais que a vida real. Franklin Deluzio - Edu e Tec - Filosofia.

    ResponderExcluir
  5. Hoje em dia, o poder está nas mãos daqueles que são dotados de criatividade. Não basta apenas ter uma ideia, ela precisa ser bem desenvolvida e trabalhada, e mostrada, e lançada.
    O filme se baseia num julgamento entre os "possíveis criadores" da ideia do site e Zuckerberg. No julgamento, existem os gêmeos remadores que insinuam que Zuckerberg havia roubado a ideia deles. E Zuckerberg rebate dizendo: "Se vocês fossem os inventores do facebook, teriam inventado o facebook”.
    Marck é um jovem programador que cria a maior revolução em sites de relacionamento do mundo, o facebook, site este que, hoje, esta sendo avaliado em 35 bilhões de dólares. O filme relata a expansão da internet na vida dos jovens, mostra a realidade dessa nova geração de informação de forma traiçoeira, e como foi visto, envolve o mundo do dinheiro e do poder, e a frequente atualização das pessoas no mundo moderno e “maquinizado”.
    Márcia Mascarenhas

    ResponderExcluir
  6. O filme "A Rede Social", que diretamente conta a história do criador do Facebook, com seus percalços e as disputas judiciais que sobreveio com o sucesso do site, e indiretamente as minucias das redes socias, como o seu nascimento e desenvolvimento em um curto espaço de tempo. Essa segunda perspectiva, que de certa forma interessa para nos, pois, com o crescimento das redes socias e a sua implicação com a sociedade, que cada vez mais cedo as crianças tem declinado parte considerável do seu tempo na internet, e conforme pesquisas já veiculadas, as redes sociais dispara na frente, tornando-se campeões em acessos. Com isso, podemos perceber e refletir que inevitavelmente as redes sociais tem feito parte de nosso convívio social, podendo também afirmar, que as nossas amizades estão se tornado virtuais e cibernéticas, e cada vez menos nos relacionamos com as pessoas contidos em um tempo e espaço. Logo, com o avanço de deslocamento de tempo e espaço, temos que acompanhar a evolução, e pensar essas novas formas de relacionamento. Assim, utilisando esse tipo de ferramenta, para a melhoria da propria educação, temos que pensar novos modos de ensino, pois, até o momento mesmo com inúmeros avanços tecnológicos, e um número expressivamente de pessoas tendo acesso a internet, temos uma educação pautada no ensino tradicional. Jeffson Braga - Educação e Tecnologia - Filosofia

    ResponderExcluir
  7. A partir do final do século XX, com o surgimento da internet e avanço dos meios tecnológico, um novo tipo de relacionamento vem se tornando cada vez mais forte, o relacionamento virtual. Pessoalmente demonstramos nossas fraquezas, inseguranças...Online podemos construir uma personalidade mais forte, e demonstrar uma segurança que muitas vezes nem existe. Como vemos no filme, o próprio Marck Zuckerberg, um garoto inseguro, que demonstrava um certo complexo de inferioridade, embora extremante inteligente e que acabara de receber um fora da namorada, graças a uma grande ideia e explorando uma nova vertente do mundo virtual (as redes sociais)tornou-se uma personalidade forte e popular. Hoje em dia, podemos encontrar com facilidade pessoas que se sentem mais seguras atrás de um computador do que, falando cara a cara com uma pessoa, isso com certeza pode vir a ser uma característica da sociedade do novo milênio, na forma como ela constrói a suas relações, pois, ao estarmos cada vez mais acostumados com os relacionamentos virtuais,corremos o risco de nos tornarmos menos familiarizados com as velhas formas de interagir com as pessoas.

    Luciana Nascimento.

    ResponderExcluir
  8. No filme, o personagem Mark Zuckerberg, criador do Facebook, demonstra ter uma personalidade que destoa do comportamento social tido como ”normal”, aparentemente sua genialidade está intimamente ligada ao desprezo às regras da sociedade, isso pode ter alguma relação com a indiferença àqueles que não fazem parte das “Irmandades”, sendo um dos excluídos, Mark Zuckerberg canalizou suas frustrações para criar a sua própria “irmandade”, o Facebook.
    A idéia por trás do Facebook foi levar para o ambiente virtual, facetas do comportamento social dos membros. À medida que foi evoluindo, o site agregou novas funcionalidades que fizeram as pessoas interagirem mais. Hoje, é um dos maiores sites de relacionamento no mundo, e, ao ligar as pessoas, aproximá-las, faz com que as relações sociais sejam movimentadas mais rapidamente.
    Ironicamente, o criador do site que mais liga e aproxima as pessoas no mundo, demonstra ter um perfil que o afasta das pessoas.

    ResponderExcluir
  9. As necessidades humanas continuam as mesmas? Modificaram-se as formas de interação e comunicação, contudo poderíamos dizer que estamos mais próximos um do outro? Os índices de depressivos e de pessoas com síndrome do pânico aumentam em caráter alarmente. Como explicar tais índices considerando toda a facilidade de comunicação através das inúmeras redes sociais disponíveis? Será que nossos emotions não falam realmente das nossas emoções? Ou nosso ctrl c ctrl v, não reproduz verdadeiramente o que realmente queremos dizer? Diante de todo o avanço tecnológico que nem se consegue acompanhar de forma satisfatória, o que de fato temos criado em termo de melhoria e evolução da condição humana? A cultura do mais esperto é quem vence, tem de fato nos arrebatado, até que ponto conseguiremos sobreviver neste mundo que estamos criando? Nossos sites de relacionamentoo realmente nos une ou gradativamente estamos nos afastando um do outro? Somos usuários da tecnologia ou estamos escravos dela de tal forma que já não conseguimos utilizar do pensamento da reflexão que são as características que define exatamente o que somos?

    Jamille Nascimento

    ResponderExcluir
  10. O file conta a história da criação de um site de relacionamentos, o facebook.Porém, toda moeda tem duas faces e toda história tem dois lados, apesar de achar importante toda essa questão da tecnologia da informação, acho necessário também que aja uma reflexão acerca dos limites e os valores éticos devem ser preservados acima de tudo, pendendo sempre para a moderação, porque nesse lance de tecnologia o excesso é prejudicial. O filme chama a atenção para deteminados valores e relacionamentos. É importante sempre refletir e agir com equilíbrio!!! Renata Guerreiro

    ResponderExcluir
  11. O filme, a rede social, mostra claramente o cotidiano dos usuários da internet,que tem muitas habilidades em fazer amigos fora do mundo virtual e de como as coisas ganham uma proporcão gingantesca na rede.A exemplo da criaçao do facebook que de inicio era para ser um meio de conseguir amigos na faculdade dos estudantes que o criaram, porém acabou se tornando algo mundial, por isso se deve ter muito cuidado com o que se posta na rede. Ana Cristina - Filosofia

    ResponderExcluir
  12. A história do filme é uma criação de uma rede social por Mark Zuckerberg, até então apenas um estudante da faculdade de Harvard. De início era apenas um site para medir a beleza das estudantes do local, após uma desilusão amorosa vivida por ele.
    O "The Facebook" passou por um processo de limpeza visual e virou apenas "Facebook", virando mania entre todas as idades e fazendo com que milhares de pessoas passassem horas "logadas" na página da internet.
    Uma ideia despretensiosa no início, mas que tomou proporções globais e inimagináveis por Mark. Mas, que integra todos os tipos de pessoas, além de expor pensamentos, fotos, ideias. Um negócio milionário e que no filme tem um fim, mostrando o sucesso da página, e fazendo com que Mark adicionasse a sua ex-namorada no Facebook, como uma espécie de recomeço, só que de outra maneira.
    Daniela Silva Santos- Filosofia

    ResponderExcluir
  13. O filme "A rede Social" conta a história da criação do facebook, uma rede social que deu certo e hoje é sucesso total. Seu criador era muito inteligente, intelectual, porém estava sempre isolado. Certamente uma rede social é muito importante, quando utilizada para um bem, apartir do momento que esta torna-se um vicio passa a ser um perigo. A vida social em hipótese alguma deve ser trocada pela vida social em rede, as tecnologias, como a internet, são apenas armas, quando bem utilizadas o resultado é o sucesso, porém, quando mal usadas, o fim é o fracasso, tanto da própria pessoa como também de outras.
    Renilda Araújo

    ResponderExcluir
  14. As redes sociais constituem num fenômeno de massa que está mudando a forma como todos nós estamos usando e criando conteúdos publicados e circulados na internet. É preciso, portanto, ter bastante cuidado com o que é postado nas mesmas. Temos que aproveitar estes espaços para serem usados de forma inteligente, criativa e proveitosa, principalmente em se falando em educação. O filme serve de alerta.

    ResponderExcluir

Postar um comentário